Impacto no Setor Automotivo 🚘

Os Principais Impactos do Coronavírus no Setor Automotivo Brasileiro

Montadoras interrompendo produção, anunciando férias coletivas, demissões/greves e determinações estaduais para o fechamento de concessionárias, são definitivamente os impactos do Coronavírus no setor automotivo brasileiro. Junto a estes fatores, as quedas de vendas, o aumento exponencial do dólar, a quarentena da população e redução das importações também preocupam o setor, devido ao estoque de peças/acessórios e a necessidade de manter o atendimento no pós-vendas. Os dados mostram que em 2020, as vendas de veículos durante a primeira quinzena de março ainda escaparam da pandemia, porém os dados após esta data mostram uma diminuição brusca, resultando no esvaziamento dos showroons e da queda na procura por veículos.

Entre os principais impactos do covid-19 no setor automotivo brasileiro, podemos citar:

Redução no Fluxo de Loja

O impacto mais visível foi a queda exponencial no fluxo de loja. Concessionárias têm reclamado, em todas as regiões do Brasil, sobre o esvaziamento dos showroons físicos, causado principalmente pelo isolamento da população em suas casas e medidas preventivas dos estados brasileiros. Além disso, com as proibições às aglomerações, eventos do setor automotivo, feirões de vendas e outras estratégias de marketing offline estarão temporariamente suspensas.

Realocação da Equipe

Outro ponto importante é a reorganização das equipes das concessionárias. Diante disso, algumas concessionárias estão readequando parte da operação para o trabalho remoto. Algumas equipes, como pré-vendedores (encantadores de leads), administrativo e parte dos vendedores podem fazer o atendimento via internet e telefone, o que facilita o regime de trabalho home office.

Queda da Confiança do Consumidor

Períodos de crise trazem, principalmente, uma modificação no planejamento do consumidor, pois além do medo da perda de emprego e da redução do poder aquisitivo, todos nós tendemos a direcionar o orçamento a itens essenciais, como alimentos e medicamentos.

Ajuste nos Investimentos

A forma como as empresas encaram as crises, influenciam profundamente o relacionamento com os consumidores no futuro. Os impactos do Coronavírus no setor automotivo, forçaram o mercado a realizar ajustes nos investimentos de produção, pessoal e publicidade, tudo deve ser readequado à queda na demanda, porém, essa readequação deve ser feita com responsabilidade, pois em momentos de crise os consumidores buscam marcas de confiança e segurança. Por mais que a venda de um veículo não se concretize em uma ou duas semanas, a relação de confiança entre o consumidor e a concessionária (a ponta da cadeira automotiva) pode gerar oportunidades de negócio após o período de pandemia.
É importante lembrar que o setor automotivo, assim como outros que envolvem vendas complexas (itens de alto custo e ciclo longo de negociação), se reinventarão. A orientação, no entanto, é manter o foco no atendimento e experiência junto ao cliente, assegurando a responsabilidade do setor automotivo com um serviço básico e com mobilidade. As redes sociais e o showroom digital são canais importantes para recebimento de demandas. Pensar nisso é essencial se lembrarmos que os serviços de pós-vendas, como venda de peças, acessórios e oficina, precisarão se manter além dos serviços de mobilidade e suporte aos veículos de pessoas físicas (transporte, alimentação, medicação, primeiros socorros, etc.)

Nesta “nova realidade”, torna-se imprescindível estar presente onde os consumidores estão, ou seja, na internet, definir experiências alternativas ao cliente (como entrega à domicílio), dar assistência, fornecendo suporte oportuno e contribuir com ações de recuperação da sociedade e da comunidade em momentos de crise, agindo com responsabilidade e ajudando comunidades e colaboradores.


Com as Melhores Soluções e Produtos de Extrema Qualidade, a Lubmix está sempre um passo à frente para melhor atender seus clientes.

Faça Agora uma Cotação em um de Nossos Canais de Atendimento

☎️  (17) 3525-5110
✉  [email protected] 
📲  (17) 99792-7343  Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *