Manutenção e Planejamento 🧰

Pós-Manutenção: Diminua os riscos de Danos dos seus Equipamentos

Investir em gestão estratégica de manutenção para identificar formas de otimizar o uso dos equipamentos, eliminar riscos de danos, buscando cada vez mais a qualidade e melhor desempenho, devem ser práticas constantes ao crescimento de sua Empresa.

Muitas empresas declinam e tem dificuldades em realizar uma boa gestão de manutenção. É comum observar trabalhos extras ao “apagar incêndios” em manutenções corretivas (que oneram os recursos) já que as manutenções preditivas e preventivas não foram consideradas. Como exemplo podemos citar a interrupção das operações, perdas da matéria prima, reclamações, diferenças no padrão de qualidade e até mesmo, o sucateamento do equipamento.

É importante lembrar que fazer a Manutenção de Equipamentos tem como objetivos manter a disponibilidade dos equipamentos, gerenciar recursos e eliminar os defeitos das máquinas garantindo o padrão de qualidade dos produtos. A seguir, entenda os tipos de manutenção.

Manutenção Corretiva

Como o próprio nome sugere, a manutenção corretiva visa corrigir eventuais problemas e falhas dos maquinários em decorrência de acidentes, quedas, quebras, erros de manuseio entre outros fatores que podem prejudicar o desempenho das máquinas. Sendo assim, a manutenção corretiva tem caráter emergencial e tem como principal objetivo resolver o quanto antes os danos de equipamentos para evitar paradas de produção. Apesar de sua eficiência, muitas empresas só realizam o conserto depois que a falha tenha ocorrido, esquecendo a importância da manutenção preventiva para evitar futuras falhas.

Em geral, recomendam-se a manutenção corretiva nas seguintes situações:

  • Quando as falhas não causam problemas de segurança no ambiente;
  • Quando não há interrupção do processo produtivo;
  • Quando não causam problemas de qualidade;
  • Quando o custo do reparo é inferior a 10% do valor do equipamento;
  • Quando existem equipamentos de reserva.

Todas estas situações asseguram a qualidade do serviço de manutenção corretiva, além de evitar quaisquer problemas durante o processo produtivo.

Manutenção Preventiva: “Mais vale prevenir do que remediar”!

Consiste em um trabalho de gestão que analisa e executa o planejamento das operações que necessitam inspeções nas instalações, equipamentos, reparos ou em eventuais substituições de forma programada.

O processo de manutenção preventiva, faz análise técnica dos equipamentos e viabiliza um calendário com objetivo de realizar vistorias e, se necessário a manutenção de peças ou componentes que apresentem qualquer falha que possa comprometer. Estas vistorias incluem processo de reparação, inspeções, substituição de algum item, lubrificação, limpezas, ajustes etc. Ter planos de manutenção preventiva trazem, geralmente, dados importantes como:

  • Atividades preventivas realizadas anteriormente;
  • Frequência e a periodicidade que são feitas;
  • Localização dos equipamentos;
  • Peças e os materiais que serão usados nas manutenções;
  • Profissionais que participaram ou executaram as atividades.

A importância do plano de manutenção preventiva às empresas é que alguns erros podem ser evitados ao consultar essas informações. Além disso, é possível identificar gargalos e garantir a eficiência de toda a operação, minimizando quebras ou paradas dos equipamentos.

Manutenção Preditiva

Tem a grande responsabilidade de identificar nas diversas técnicas o estado em que o seu equipamento e/ou estrutura se encontram, estimando sua vida útil, se ainda está em boas condições e o que precisa ser trocado. Dessa forma, é possível tomar decisões assertivas sobre a manutenção, substituindo peças apenas quando é realmente necessário e, não mais pelo seu tempo de uso.

Existem diversas ferramentas de manutenção preditiva, cada uma com sua função específica e objetivo definido. Alguns exemplos são as análises de ruídos, de vibrações e, a análise termográfica.

A manutenção preditiva é definida como a que permite a garantia da qualidade de serviço desejado baseado na aplicação sistemática de técnicas de análise, utilizando-se meios de supervisão centralizados ou de amostragem. Sendo assim, a manutenção preditiva utiliza equipamentos de monitoramento como sensores que ao fazer uso da máquina possa observar seu estado e chamar a equipe de manutenção para ajustar antes de possível pane. (Veja ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas)

A manutenção preventiva não pode ser confundida com manutenção preditiva, pois esta última exige técnicas de análise e meios para supervisão do equipamento a fim de reduzir manutenções corretivas e preventivas. Assim a prática da manutenção preditiva, muitas vezes, pode se tornar inviável, já que exige maior investimento que garantam maior vida útil aos equipamentos.

Checklist Pós-Manutenção

Todos os tipos de Manutenção – Preditiva, Preventiva e Corretiva – apresentam etapas importantes que não podem ser esquecidos. Mesmo com atenção, ainda assim, é possível esquecer detalhes cruciais depois de realizar qualquer procedimento.

Enfim, para auxilia-lo, elaboramos um Checklist com lembretes essenciais para Revisão Pós- Manutenção – Lubrificação, Mecânica e Elétrica – mantendo assim qualidade e o bom funcionamento de suas máquinas e equipamentos.

Assegurando a alta qualidade em todos os seus processos, a Lubmix possui Certificação ISO 9001:2015, que orienta a melhoria contínua de seus processos, monitorando-os e garantindo o melhor custo/benefício de seus produtos. Através da capacitação dos seus colaboradores, fortalece cada vez mais seu compromisso com os seus clientes, com a sustentabilidade e a produtividade.


Com as Melhores Soluções e Produtos de Extrema Qualidade, a Lubmix está sempre um passo à frente para melhor atender seus clientes.

Faça Agora uma Cotação em um de Nossos Canais de Atendimento

☎️  (17) 3525-5110
✉  [email protected] 
📲  (17) 99792-7343  Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *