Métodos de Lubrificação com Graxa: Eficiência na Manutenção 🧰

Como usar as Graxas Lubrificantes de forma correta?

Uma das grandes dificuldades nos setores da Manutenção é a falta de equipamentos adequados para à Lubrificação com graxa. A utilização de Graxas, apesar de ser rotineira, exige conhecimentos específicos para a sua escolha e, não dispensa cuidados básicos para que a sua aplicação traga resultados desejados, evitando problemas.

lubmix explica o processo de lubrificação com graxa

Graxa é um dos componentes mais versáteis na Lubrificação de máquinas e Equipamentos. Em relação aos óleos, ela sobressai por ser menos custosa e mais resistente. A fórmula ideal deve conter a seleção correta de componentes, o que inclui óleo lubrificante, espessante e aditivos. É dessa forma que ela consegue desempenhar seu papel de reduzir o atrito entre as peças, diminuir a energia térmica e contribuir com a vedação, prevenindo a contaminação.

Funções da Graxa

utilização de bomba manual lubmix para graxa

Para que a graxa apresente bom desempenho, ela deve proteger os equipamentos contra a ferrugem e a corrosão e evitar que a poeira, água e outros contaminantes penetrem nas partes lubrificadas; não deve derramar ou gotejar; tem que manter sua estrutura e consistência, durante o período de utilização; deve permitir livre movimento das partes móveis às baixas temperaturas e deve ser bombeada nessas condições. Além disso, deve possuir as características físicas desejáveis para fácil aplicação e mantê-las durante a armazenagem.

Principais Tipos de Graxas Lubrificantes

O Tipo e as características das graxas se devem ao agente espessante do qual ela é constituída. Atualmente, as graxas mais encontradas no mercado são:

  • Graxa de Cálcio: Possui elevado ponto de gota, boa resistência ao calor e ao trabalho sendo indicada para uso em peças que operam em contato com água. Aplicadas na lubrificação de mancais planos que trabalham a baixas velocidades, rolamentos, chassi de veículos e em bombas d’água.
  • Graxa de Sódio: Solúvel em água e fibrosa, proporciona proteção contra a oxidação e a ferrugem, absorvendo a água das superfícies metálicas. Aplicada em mancais de rolamentos que trabalham a altas velocidades, juntas universais e principalmente, em engrenagens. Podem trabalhar em locais com temperatura de até 150° C.
  • Graxa de Lítio: pode ser utilizada em múltiplas aplicações através de Pistolas e Sistemas Centralizados de Lubrificação. Possui resistência à água, sendo recomendada para trabalhos com temperaturas elevadas. Os aditivos normalmente contidos nas graxas de lítio são os antioxidantes, de extrema pressão, os anticorrosivos, os ampliadores de viscosidade e aderência.

No setor agrícola, a Graxa de Lítio é geralmente indicada, devido à sua baixa solubilidade em água, capacidade de aderir às superfícies metálicas, suportar altas cargas e variações de temperatura (20° C a 250° C).

Métodos de Lubrificação com Graxa Lubrificante

Manual com pincel ou espátula: aplica-se diretamente uma camada de graxa sobre a peça a ser lubrificada, utilizando um pincel ou uma espátula.

Manual com Bomba Graxeira ou Pistola: a graxa é introduzida por intermédio do Pino Graxeiro de uma Bomba Manual ou Pneumática. Estas Bombas, contém um mecanismo de transferidores da graxa através de um sistema pneumático de ar comprimido, tornando o trabalho muito mais ágil e descomplicado.

  • Os Pinos Graxeiros são feitos para serem utilizados em qualquer ângulo facilitando a lubrificação. Existem diferentes padrões de roscas, bem como, diferentes comprimentos do corpo. Os pinos graxeiros – reto e curvo – são os mais usados e conhecidos. Podem ser fabricados em aço carbono galvanizado, aço inoxidável e latão.
  • Bombas Manuais: Bombas de Alavanca ou manivelas em alguns casos são utilizadas para lubrificação assim como transferências. Equipamentos práticos e de fácil instalação, ajudam na produtividade e manuseio dos fluidos.
  • Bombas Pneumáticos: Propulsoras Pneumáticas (engraxadeiras) funcionam alimentadas por ar comprimido e possuem um grande diferencial por trabalharem pressurizados, no momento da aplicação. Permite mais  agilidade, otimizando o tempo de trabalho.
  • Bombas Elétricas: São altamente usuais no momento da lubrificação devido seu potencial e diversidade nas aplicações. Existem bombas Elétricas com diversos sistemas, podendo ser monofásicas, bifásicas, bivolts, 12 V e 24 V e trifásicas.
propulsoras e engraxadeiras lubmix para utilização com graxa

Copo Stauffer: Nesse método os copos são cheios com graxa e, ao se girar a tampa, a graxa é impelida pelo orifício localizado na parte inferior do copo. O copo deverá ser recarregado de graxa quando a tampa rosqueada atingir o fim do curso da rosca. Ao encher o copo, deve-se evitar a formação de bolhas de ar.

Lubrificação por Enchimento: Esse método de Lubrificação é usado em mancais de rolamento. A graxa é manualmente aplicada até metade da capacidade do depósito.

Sistema Centralizado: Através deste método, a graxa ou óleo tem a finalidade de lubrificar um elevado número de pontos, apesar de sua localização.

Sistema Automatizado: Utilizados onde há a necessidade de lubrificação contínua. Há um dispositivo acoplado ao motor elétrico que permite regular o número de operações por hora real de trabalho.

Cuidados

É muito importante que os métodos de manejo e aplicação de graxas sejam planejados de forma a limitar a possibilidade de contaminação. Sendo imprescindível que se evite a contaminação das graxas em todas as etapas do processo de Lubrificação: no armazenamento, no manejo e na aplicação no equipamento. Abaixo, seguem algumas medidas simples para diminuir o risco de contaminação das graxas durante a aplicação:

  • Para evitar a aplicação da graxa de forma errada, verifique a especificação no recipiente e no manual do fabricante;
  • Utilize a proposta de Lubrificação (informado no manual de sua máquina), para lubrificações diárias, semanais e/ou mensais;
  • Usar sempre que possível graxas em cartucho, porque este tipo de embalagem diminui o risco de contaminação e desperdício;
  • Utilizar sistemas pneumáticos para enchimento das pistolas graxeiras com o propósito de evitar a abertura de recipientes (baldes tambores ou latas, sendo plásticas ou metálicas);
  • Utilizar protetores para os pinos graxeiros;
  • Limpar os bocais das pistolas graxeiras e os pinos graxeiros antes de efetuar aplicação de graxa no maquinário. Após a aplicação, retire com um pano limpo o excesso de graxa sobre o pino graxeiro para evitar o acúmulo de resíduos e a contaminação ambiental.

Para facilitar as operações de Lubrificação com graxa, a Lubmix possui em seu catálogo de produtos o Kit de Lubrificação com Mix de Pinos Graxeiros. Através da utilização deste kit, torna-se muito mais fácil e ágil o processo de lubrificação com graxa, até mesmo para pontos de difícil acesso.

kit de pinos graxeiros lubmix
Kit para Lubrificação com Graxa

Controle na Aplicação

Ter o controle na aplicação, no armazenamento e manuseio da graxa lubrificante é indispensável para redução de perdas e aumento de produtividade. Em operações de Lubrificação com Graxa, onde os pontos a serem lubrificados são difíceis de acessar, a Lubmix possui diversas soluções para Facilitar e Agilizar os processos, além das Bombas citadas acima, os Comandos de Graxa e os Medidores são os equipamentos mais indicados.

Medidores: Através de um sistema de gatilho e instalado na extremidade da mangueira, atuam no controle parcial ou total de todo fluido a ser aplicado ou transferido, fornecendo um relatório manual com as marcações. Esta, marcação total não pode ser apagada e é acumulativa a cada aplicação realizada.

Comandos: Equipamento similar aos medidores (sistema de gatilho), possibilita ainda, o controle de desperdício, impedindo respingos além de auxiliarem no momento de aplicação.

Armazenamento

Os equipamentos utilizados para realizar as aplicações de graxa devem ser armazenados em ambiente limpo, seco e protegido. Ao utilizá-los, adote medidas de limpeza do conjunto aplicador. É importante que medidas de manejo sejam adotadas durante a manutenção do estoque, principalmente com relação à proteção contra o calor e o frio excessivos. Graxas armazenadas por muito tempo apresentam tendência de separar a parte líquida da sólida. As embalagens adequadamente fechadas farão o isolamento de agentes indesejados nos produtos. Recipientes de graxa, mangotes e tambores abertos são meios para entrada de contaminantes existentes no ar, como a poeira. Recomenda-se realizar a limpeza prévia das tampas antes de manipular os produtos. Recipientes de maiores volumes, como baldes ou tambores, têm um risco ainda maior de contaminação, pois são utilizados por um maior período de tempo.

Para uma Apropriada Lubrificação, a aplicação deve ocorrer regularmente e que não haja excesso ou falta de graxa. Sempre devemos utilizar graxas lubrificantes recomendadas no manual do fabricante da máquina. No nosso E-Book, você poderá esclarecer dúvidas, acompanhar recomendações, cuidados e aplicações sobre a Lubrificação.

Saiba os Benefícios da Lubrificação com Graxa aqui!


Com as Melhores Soluções e Produtos de Extrema Qualidade, a Lubmix está sempre um passo à frente para melhor atender seus clientes.

Faça Agora uma Cotação em um de Nossos Canais de Atendimento

☎️  (17) 3525-5110
✉  [email protected] 
📲  (17) 99792-7343  Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *