Exploração e produção de Petróleo 🛢️

Como o Petróleo da origem aos muitos produtos que usamos?

Da descoberta dos campos até a transformação nos diversos produtos presentes no nosso dia a dia, o petróleo percorre uma longa jornada, que envolve muito estudo e investimento.

Caminhão tanque carregado com combustível trafegando na rodovia.

O Petróleo é a principal fonte de energia do mundo moderno. Esta presente em uma série de produtos que usamos todos os dias. É um óleo de origem fóssil que leva milhões de anos para ser formado nas rochas sedimentares, em áreas marítimas e terrestres. No Brasil a maior parte das reservas encontra-se em campos marítimos, em águas profundas e ultra profundas. Atuar nessas áreas, exige muito estudo, tecnologia e investimento e a descoberta de novas reservas envolve uma série de pesquisas para localizar (navio-sonda) as bacias promissoras do Pré-sal e analisar os melhores pontos para perfura-las. Em seguida, são feitas as perfurações exploratórias, que permitem comprovar se há ou não hidrocarbonetos no subsolo. Quando é comprovado a viabilidade da descoberta, inicia-se o desenvolvimento da produção, projetando e construindo as instalações necessárias. O petróleo é extraído dos poços produtores, juntamente com água e gás. As plataformas extraem e separam os fluídos. Então, o petróleo é transportado por navios ou oleodutos até os terminais no litoral brasileiro e depois segue para uma refinaria. São as refinarias que transformam o petróleo em diversos derivados, como o Diesel, a Gasolina, o Óleo Combustível, Gás Liquefeito de Petróleo GLP (“gás de cozinha”), Querosene de Aviação e Nafta. O petróleo também está presente em fertilizantes, plásticos, tintas, borrachas, entre outros produtos.

ilustração explicativa sobre como é feita a extração do petróleo.

O Pré-sal é uma área de Reservas Petrolíferas que fica debaixo de uma profunda camada de sal, formando uma das várias camadas rochosas do subsolo marinho. No Brasil, esta camada compreende uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros. Engloba o Espírito Santo, Santa Catarina, abaixo do leito do mar, além das bacias sedimentares do Espírito Santo, Campos e Santos.

A produção de derivados a partir do petróleo envolve, basicamente, três processos principais:

Destilação – é o processo de separação dos derivados: o petróleo é aquecido em altas temperaturas até evaporar. Esse vapor volta ao estado líquido conforme resfria em diferentes níveis dentro da torre de destilação. Em cada nível há um recipiente que coleta um determinado subproduto do petróleo.

• Conversão – é o processo que transforma as partes mais pesadas e de menor valor do petróleo em moléculas menores, dando origem a derivados mais nobres. Isso aumenta o aproveitamento do petróleo.

Tratamentos – são os processos voltados para adequar os derivados à qualidade exigida pelo mercado. Em um desses processos, por exemplo, é feita a remoção do enxofre.

infográfico explicando como ocorre a destilação do petróleo, desde sua captação até o produto final.

O Petróleo pelo mundo

O petróleo, uma substância oleosa de densidade inferior a da água, muito inflamável e encontrado em formações geológicas abaixo da superfície. Ele passou a ser explorado comercialmente a partir de meados do século XIX, apesar de já ser conhecido há milhares de anos. O seu uso cresceu em larga escala com o aumento de demanda de combustível para iluminação e posteriormente como combustível para motores movidos à gasolina ou a óleo diesel. Durante a década de 1970, o óleo era o carro chefe da economia, correspondendo a quase 50% do consumo de energia mundial. Hoje, diversas fontes de energia alternativas estão sendo pesquisadas e utilizadas. Mesmo assim, o petróleo continua sendo uma das fontes de energia mais utilizadas no mundo todo.

A utilização do Petróleo está relacionado com os primórdios da civilização. Os povos da China, Oriente Médio, Mesopotâmia e Egito, tiveram contato com o combustível anteriormente. Eles o utilizavam na forma de betume para realizar lubrificação, como asfalto para pavimentar ruas, fins bélicos e de iluminação. Em meados do século XIX, nasceu a indústria petrolífera. Nesse período, foi criado o processo de refino do petróleo na Escócia. Na época, o Azerbaijão era o maior produtor do combustível no mundo. A sua produção era de 50% da produção mundial. Nas Américas, o petróleo foi encontrado primeiramente no Canadá. Durante o ano de 1859, foi iniciada a produção nos Estados Unidos, através de um poço de 21 metros, que foi perfurado na Pensilvânia. Na mesma época, alguns poços começaram a ser explorados na Europa. Até meados do século XX, os Estados Unidos eram os maiores produtores do combustível do Mundo, sendo ultrapassado pela Rússia e Arábia Saudita após os anos 70. Os três países continuam como líderes da produção mundial de petróleo, alternando suas posições a cada ano.

Organização dos Países Exportadores de Petróleo – OPEP

A OPEP foi criada na década de 1960, originalmente formada por 5 países: Arábia Saudita, Kuwait, Irã, Iraque e Venezuela. A organização foi criada com a intenção de fortalecer os países produtores perante o mercado consumidor. Atualmente, 13 países fazem parte da organização, correspondendo a cerca de 44% da produção e 81,5% das reservas mundiais. A OPEP atua controlando a oferta de petróleo, assim como seus preços, o que traz grandes impactos na economia mundial. A importância do petróleo como fonte energética e na economia mundial faz com que ele seja motivo de diversas tensões políticas e conflitos militares na história. Também, seus efeitos no meio ambiente impulsionam políticas públicas para o controle de emissões e proteção ambiental. A Lubmix disponibiliza diversas soluções e equipamentos para o controle ambiental seguro e mais eficiente, como: Bacias de Contenção, Pallet de Contenção, Barreira Absorvente, Toalha Absorvente e etc.

O Petróleo no Brasil

No Brasil, foi encontrado petróleo em Salvador em 1939. Neste ano, foi também criado o Conselho Nacional do Petróleo (CNP), durante o governo Getúlio Vargas, para regulamentar a indústria e o mercado petrolífero no Brasil. Após dois anos e com o fim da Segunda Guerra Mundial, foi encontrado um depósito que possuía viabilidade econômica suficiente para a extração na Bahia. Iniciou-se então, uma ampla discussão no país sobre a nacionalização da produção do combustível. Com o lema “O petróleo é nosso”, esse movimento fez com que, em 1953, fosse criada a Petrobrás, instituindo o monopólio estatal da exploração de petróleo no Brasil, quebrado apenas em 1997, com a aprovação da lei do petróleo e criação da Agência Nacional do Petróleo. Em 2006, foi anunciada a descoberta do Pré- sal brasileiro. A sua exploração se deu a partir de 2010.

maquinário extraindo petróleo bruto do solo.

Perspectivas hoje

A COVID-19 prejudicou todos os setores, principalmente a demanda por alguns produtos refinados, como por exemplo o combustível de aviação. Apesar da redução da atividade econômica (interrupção do transporte e a interrupção do fluxo livre de mercadorias), a demanda de energia está aumentando e o consumo de gasolina e diesel indicam crescimento. Conforme a recuperação da economia e de acordo com a perspectiva da previsão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), o mercado projeta que a demanda global de petróleo deve atingir níveis pré-pandêmicos no início de 2022. Na verdade, espera-se que a demanda aumente os lucros das refinarias, criando espaço para o retorno e nova produção.

Por outro lado, os brasileiros estão pagando cada vez mais para encher o tanque do carro. Em algumas cidades do país, o preço do litro da gasolina já se transformou num dos vilões da inflação deste ano, responsável por afetar duramente o orçamento das famílias brasileiras.

No acumulado deste ano até agosto, o preço da gasolina avançou 31,09%, enquanto o do diesel acumula alta de 28,02%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O principal ‘motor’ da alta dos combustíveis vem sendo o real desvalorizado. O dólar, moeda à qual o valor do petróleo é atrelado, acumulava alta de 0,46% sobre o real este ano.


Com as Melhores Soluções e Produtos de Extrema Qualidade, a Lubmix está sempre um passo à frente para melhor atender seus clientes.

Faça Agora uma Cotação em um de Nossos Canais de Atendimento

☎️  (17) 3525-5110
✉  [email protected] 
📲  (17) 99792-7343  Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *